Engajando sua audiência para consolidar sua comunidade digital

Antes de falarmos sobre como engajar a sua audiência, precisamos entender se você já está com tudo pronto para dar esse passo. Vamos lá?

Deu check em tudo? Ótimo! A ideia desse post é dividir dicas práticas utilizadas pela nossa comunidade de criadores para consolidar a sua comunidade digital.

01. Regras claras

Quando entramos em um novo ambiente, nada melhor para nos situarmos do que orientações claras de como devemos nos comportar alí, certo? Com seu grupo não é diferente.

Escrever na descrição do grupo a rotina semanal dos conteúdos ou deixar uma mensagem fixa no topo com as regras de convivência são coisas que parecem pequenas, mas que ajudam a sua comunidade a se organizar com o seu aprendizado individual. 

Coisas legais para inserir nas suas orientações:

  • Quem pode falar e porquê: No grupo só o administrador vai poder falar ou o grupo será aberto a todos os participantes? Conte sobre o funcionamento.
  • Agenda dos conteúdos: Você vai mandar conteúdos diários ou semanais? Quais? Conte sobre a sua organização.
  • Regras de diversidade: Fale sobre como o ambiente deve ser acolhedor e respeitoso para todos, um lugar em que racismo e outras formas de discriminação e preconceito não serão acolhidos com direto a medidas de exclusão dos participantes.
  • Dúvidas: Como os participantes podem tirar dúvidas com você? Terá um espaço reservado pra isso?
  • Sobre a ChatPay: Você pode compartilhar a frase - “Se tiver dúvidas sobre pagamento, reembolsos e funcionamento da plataforma, você pode acessar o time ChatPay através do chat no site.”

02. Aparece para dar um oizinho!

Seja presente no seu grupo, comente sobre as últimas mensagens, faça perguntas, envie conteúdos diferentes das aulas, compartilhe o sucesso de alunos. Crie um diálogo e movimente o seu grupo. Você é responsável por criar um ambiente diverso e acolhedor para todos!

Exemplos de presença marcante:

  • Notícias relacionadas ao seu produto
  • Ferramentas legais e úteis
  • Escolher dúvidas dos alunos para responder

03. Diversifique as suas formas de interação com dinâmicas próprias

É muito legal quando a comunidade se sustenta e o papo entre os alunos flui. Isso faz com que todos se sintam à vontade no grupo e valorizem a parceria entre eles. Por isso, é importante que você esteja atento às formas de interação que você constrói dentro do seu grupo. Como você pode facilitar a interação entre todos? 

Crie dinâmicas próprias! Invente que segunda-feira é o dia das dúvidas, na terça todos podem compartilhar a foto de algo relativo ao seu produto, convide todos para um papo live. Todas essas são formas diferentes de criar um senso de pertencimento entre todos. 

Exemplos extras:

04. Expanda a sua comunidade conhecendo os seus membros

O primeiro passo para pensar em expandir a sua comunidade é entendendo a sua atual. Uma maneira simples de entender como ela pensa é fornecendo espaço para avaliação do seu grupo e feedbacks.

Ter regularidade na autoavaliação do seu grupo é crucial para entender o que você pode melhorar e construir uma boa reputação divulgando histórias de sucesso dos seus alunos, através dos bons feedbacks!

05. Utilize o seu feed ChatPay para compartilhar o que quiser

O feed da ChatPay é a nossa popular “área de membros”. Nele você pode postar vídeos, cursos, arquivos, pdfs, artigos como materiais de apoio para os seus assinantes.

É uma maneira fácil de compartilhar materiais diferentes de uma forma organizada, o que pode ajudar a sua comunidade a se situar no seu curso.

Tá vendo? Não é tão complexo, né? O segredo é cultivar a sua comunidade e saber que nada é perfeito! Todos nós começamos de algum lugar e evoluímos com o tempo. O importante é estarmos abertos para novas formas de como criar um ambiente de aprendizagem e conexão para todos. 

Pronto para começar?

Vamos começarPreços